sábado, 27 de junho de 2009

O BRASIL ENCONTRA A CRIATIVIDADE EM CANNES


A AlmapBBDO e a DM9DDB foram as agências brasileiras que mais inscreveram trabalhos no Festival Internacional de Cannes, este ano, com 155 peças cada uma, segundo levantamento do jornal O Estado de S. Paulo, representante oficial no Brasil do prêmio.

Além disso, três anunciantes, o Sport Club Corinthians Paulista, na categoria Promo, a Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal e a TV Globo, em PR, enviaram trabalhos diretamente.

Apesar de o número de peças inscritas pelo Brasil ter tido queda de 38%, um número maior de agências enviou trabalhos este ano. Foram 150 contra 111 na edição passada.

O Brasil manteve a terceira posição entre os países inscritos, ficando atrás somente dos EUA e da Alemanha.

A categoria com mais peças foi Press (432), seguida de Outdoor (290), Cyber (181), Design (174), Film (141), Media (79), Radio (67), Direct (57), Promo (56), PR (26), Titanium (16).

 O Brasil lidera em âmbito mundial na categoria Design, representando 15% do total de trabalhos concorrentes, graças ao apoio da Apex.

A seguir, o quadro dividido por categoria e as agências que mais enviaram trabalhos em cada uma:

Inscrições brasileiras
 
Categoria Agência que mais inscreveu peças
 
Cyber Lions DM9DDB e AgênciaClick 21
Design Lions Ana Couto Branding 20
Direct Lions Sun MRM e Wunderman 6
Film Lions AlmapBBDO 20
Media Lions Talent 10
Outdoor Lions DM9DDB 47
PR Lions AgênciaClick 5
Press Lions AlmapBBDO 63
Promo Lions Leo Burnett 6
Radio Lions AlmapBBDO 12
Titanium and Integrated Lions DM9DDB 4

Ranking por agência: 

Agência Total de inscrições
 
AlmapBBDO 155 
DM9DDB 155 
Ogilvy Brasil 106 
JWT 79 
Talent 76 
Leo Burnett 65 
Mohallem Meirelles 56 
MatosGrey Comunicação 45 
Giovanni+DRAFTFCB RJ 39
Y&R 37 
AgênciaClick 34

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